quinta-feira, 7 de abril de 2016

"Andorinha, Andorinha" - Exemplar com dedicatória especial - Manuel Bandeira (1966)

"Andorinha Andorinha" foi mais uma homenagem da Livraria José Olympio Editora para os 80 anos de Manuel Bandeira. Reunião de textos inéditos em livro com seleção e coordenação de Carlos Drummond de Andrade. Título faz menção ao poema "Andorinha". Obra apresenta nota da editora pelo octogésimo aniversário do grande poeta e um desenho (bico de pena) do ilustrador Luis Jardim, datado de 1962.

O título já havia sido apresentado aqui no Blog, em "postagem" anterior, mas a dedicatória deste exemplar justificou sua adição a minha coleção. Manuel Bandeira autografou e dedicou o exemplar para o dramaturgo, jornalista e editor Henrique Pongetti e sua esposa Aida. 

Dedicatória de Manuel Bandeira para
Henrique Pongetti.

Folha de rosto.


Obra fez parte das comemorações na
passagem dos 80 anos do poeta.

Desenho de Luís Jardim em bico de pena.


Ariesphinx é presença constante na obra de
Manuel Bandeira.

Detalhe tipográfico.



Um comentário:

  1. Prezado Pedro:
    Muitíssimo feliz pelo visita ao Retalhos e pelos teus comentários. Atualmente estou trabalhando em duas pesquisas. A primeira sobre o poeta tísico Rodrigues de Abreu. Ainda neste mês estarei novamente em Bauru, pois descobri uma pessoa que tem originais de cartas do poeta. Isso será de grande importância para concluir esse trabalho. A segunda é um projeto sobre uma biografia didática para alunos do 2º Grau sobre o artista plástico Lasar Segall. Está em fase conclusiva. Ela será apresentada pelo Secretário de Cultura de São Paulo à família do Segall para verificar aprovação e, posteriormente, se tivermos sucesso com a família do Segall, tentaremos através de Proac ou similar, a edição do livro para ser distribuído na escolas estaduais. Tudo ainda está em projeto. Estou na torcida para dar certo. Quanto ao teu blog ainda não consegui degustar nem a metade, pois só encontrei teu contato hoje no meu email. Após concluir minha visitação estarei te escrevendo. Aproveito para solicitar autorização para colocar um link do teu Blog no Retalhos. No Retalhos tem um link de contato. Solicito tua gentileza de preencher para que possa me passar teus emails. Estarei te enviando alguns textos reportagens e ensaios que tenho nos meus arquivos sobre o Manu. Pode até ser que você os tenha, mas acho que não custa partilhar. No Natal passado fui presenteado pela minha esposa com "Cadernos de Literatura Brasileira: Carlos Drummond de Andrade", do Instituto Moreira Salles, editado em 2012, com 600 páginas só sobre Drummond. Acho que conhece. É maravilhoso. Bem espero teus endereços. Grande Abraço e vamos manter contato. (Luiz de Almeida)

    ResponderExcluir