quinta-feira, 30 de março de 2017

"Poesias Completas" - Manuel Bandeira (1948) - Autografado

Quarta edição das poesias reunidas de Manuel Bandeira e a terceira a usar "Poesias Completas" como título (a edição considerada primeira, da reunião de poesias até então, foi a de 1924, cujo título era "Poesias" somente.). "Poesias Completas - Edição Aumentada" de 1948 foi a primeira editada pela "Casa do Estudante do Brasil - CEB" e teve o formato brochura com 349 páginas. A CEB seria responsável também pela edição da quinta reunião de poesias em 1951.

Comparando-se com a edição anterior da Editora Americ (1944), este livro teve a adição do volume "Belo Belo". Tiragem desta edição: 2000 exemplares.

O exemplar recentemente adicionado a minha coleção foi autografado e dedicado para o arquiteto, pintor, aquarelista e desenhista Carlos Leão (Caloca) e sua esposa Ruth. Carlos Leão formou-se pela Escola de Belas Artes em 1931 e foi amigo e sócio de Lucio Costa, em seu escritório de arquitetura, tendo participado da equipe que elaborou o projeto do emblemático edifício do Ministério da Educação e Saúde (Palácio Gustavo Capanema), a partir de esboços imprecisos de Le Corbusier. Como artista plástico, Carlos Leão deixou sua marca com finíssimos traços que capturavam toda a sensualidade de suas modelos nuas. Caloca também ilustrou diversas obras literárias de seus amigos escritores, como seu cunhado Vinicius de Moraes (Poemas, Sonetos e Baladas - 1946 e Poemas de Muito amor - 1982) e Carlos Drummond de Andrade (Amor, Amores - 1975 e outras nos anos 80). 


Capa da obra

Detalhe gráfico da capa.


Detalhe da lombada.



Dedicatória de Manuel Bandeira para: O
artista plástico e arquiteto Carlos Leão e
sua esposa Ruth.

Folha de rosto.


Detalhe gráfico.


Contracapa da obra.


Detalhe da contracapa.


Orelha da capa.
Carlos Leão.

Desenho de Carlos Leão tendo Susana de Moraes, sua
sobrinha, como modelo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário