sábado, 4 de março de 2017

Brasil: 1º Tempo Modernista - 1917/29 Documentação (1972)

Realizado em 1972 pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, com a organização das Professoras: Marta Rossetti Batista, Telê Porto Ancona Lopez e Yone Soares de Lima, o "Brasil: 1º Tempo Modernista - 1917/29 - Documentação" tornou-se a maior e mais completa referência para estudantes e pesquisadores em busca das raízes do Movimento cultural que rompeu barreiras e derrubou tabus no Brasil.

Esta obra, na minha opinião, é o maior tratado "Modernista" da bibliografia Nacional, e explora avanços e manifestações nos campos da arquitetura, literatura, arte e música, durante estes riquíssimos anos que moldaram nossa cultura atual.

O exemplar em minha coleção foi dedicado e autografado pelas três organizadoras para o crítico de arte Antonio Bento, um dos fundadores da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Capa do tratado Modernista.

Detalhe de alguns notórios personagens.

Algumas páginas, incluindo esta introdução,
tem coloração rosada.

Folha de rosto.

Detalhe tipográfico.



Detalhe lombada.



Contracapa do 1º Tempo Modernista.

As Organizadoras.

Dedicatória autografada das três organizadoras
da obra para o crítico de arte Antonio Bento.

Errata que acompanha a obra.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Adriane... obrigado pelo gentil comentário... por se tratar de um livro de pesquisa (quase uma bíblia modernista) é difícil encontrar exemplares intactos... este, por ter sido autografado pelas tres organizadoras, foi bem conservado!

      Ps. Veja o "post" do "Sentimento do Mundo" do Drummond... tem uma pesquisa boa para mapear quem foi a dedicada que recebeu o exemplar num 2 de uma tiragem de 150...

      Atenciosamente,

      Pedro

      Excluir
  2. Tenho este exemplar. Em ótimas condições. Qual seria o valor dele , hoje em dia ? Aproximadamente.

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Estante Virtual é uma boa fonte para avaliar exemplares similares... é um livro excelente mas não é raro. Boa sorte. Abs.

      Excluir