sexta-feira, 4 de agosto de 2017

"Poesias Completas" - Manuel Bandeira (1948) - Dedicado para Dulce

Quarta edição das poesias reunidas de Manuel Bandeira e a terceira a usar "Poesias Completas" como título (a edição considerada primeira, da reunião de poesias até então, foi a de 1924, cujo título era "Poesias" somente.). "Poesias Completas - Edição Aumentada" de 1948 foi a primeira editada pela "Casa do Estudante do Brasil - CEB" e teve o formato brochura com 349 páginas. A CEB seria responsável também pela edição da quinta reunião de poesias em 1951.

Comparando-se com a edição anterior da Editora Americ (1944), este livro teve a adição do volume "Belo Belo". Tiragem desta edição: 2000 exemplares.

O exemplar recentemente integrado a minha coleção foi dedicado, de forma muito íntima e singela, a Dulce Pontes, a segunda na linhagem dos três amores duradouros de Manuel Bandeira. Assim como Fredy Blank (Moussy) e Maria de Lourdes, companheira do poeta até sua partida, Dulce manteve longa relação amorosa com Bandeira.
A Pernambucana Dulce Pontes, além de ser enfermeira de profissão, também escrevia poesias e figurou no elenco de poetas da "Antologia de Poetas Brasileiros Bissextos Contemporâneos", organizada por Manuel Bandeira (Editora Zélio Valverde-1946), com o pseudônimo de "Lucila Godoy", que tratava-se do verdadeiro nome da poetisa Chilena Gabriela Mistral.

Créditos da informação acima: Texto do escritor Paulo Armando "Os Três Anjos de Manuel Bandeira".

Capa da obra.

Detalhe gráfico da capa.


Dedicatória de Manuel Bandeira para
Dulce Pontes, a segunda de três anjos.

Detalhe da singela e charmosa dedicatória
de Manuel Bandeira.

Folha de rosto da nova edição aumentada das
Poesias Completas de Manuel Bandeira.


Poema de abertura do livro.

Detalhe tipográfico.

Contracapa da obra.

Encadernação de época com adesivo do
encadernador Vallelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário