Algumas desta crônicas foram re-editadas no livro "Flauta de Papel" (1957). Livro foi impresso nas oficinas da Pongetti em 1937 para a Civilização Brasileira com 264 páginas e Manuel Bandeira o dedicou a Rodrigo Melo Franco de Andrade.
O exemplar recentemente adicionado a minha coleção foi dedicado por Manuel Bandeira, no ano de 1940, para Murilo Miranda, fundador da Revista Acadêmica, e sua esposa Yedda Braga Miranda, irmã de Rubem Braga, com quem Murilo havia se casado em 1939.
A Revista Acadêmica, segundo Carlos Drummond de Andrade: "Refletia o que a inteligência Brasileira tinha de mais vivo, na criação literária e artística, e na crítica social." Em 1945 Murilo Miranda editaria as "Poesias Traduzidas" de Manuel Bandeira, em tiragem reduzida (vejam "post" aqui no Blog) e ilustrações de Guignard.
Nota curiosa: Na primeira página do livro, Manuel Bandeira rasura a palavra "João", da cidade de S. João d'El-Rei, a substituindo por "José" na margem direita (vide foto abaixo). A rasura me parece ter sido feita com a mesma caneta usada na dedicatória.
Ps. Fotografias abaixo são do arquivo pessoal de Yedda Braga Miranda e foram extraídas do livro " Mario de Andrade - Cartas a Murilo Miranda".
Capa da primeira edição das "Crônicas da Província do Brasil" |
Detalhe da capa da primeira edição. |
Dedicatória de Manuel Bandeira para Yedda Braga Miranda e Murilo Miranda. |
Folha de rosto da obra. |
Obras de Manuel Bandeira até então. |
Livro foi dedicado para Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo poeta. |
Curiosa rasura em que Manuel Bandeira substitui João por José no nome da cidade Mineira. |
Yedda Braga Miranda (centro), cercada por Zora Seljan, então sua cunhada por estar casada com seu irmão Rubem Braga, e Mario de Andrade. |
Murilo Miranda com Lasar Segall, que foi homenageado pela Revista Academica com um exemplar dedicado a ele. |
Murilo Miranda e Yedda em um jantar em homenagem a Lasar Segall. |
Olá! Você poderia me informar a fonte da foto de Zora Seljan, Yedda Braga e Mario de Andrade? Gostaria de utilizá-la em minha tese sobre Zora Seljan, mas preciso colocar as devidas referência. Obrigada.
ResponderExcluirFotografia foi extraída do livro de cartas entre Mário de Andrade e Murilo Mirando. Perdoe a resposta tardia... Atenciosamente...Pedro
ExcluirOlá Pedro! Muito obrigada! A resposta tb não apareceu em meu e-mail entrei aqui hoje para ver a foto novamente e vi sua resposta. Muito agradecida pela atenção
ExcluirCara Priscila, perdoe esta resposta tardia mas a pergunta não chegou à minha caixa de mensagens... encontrei ela aqui por coincidência e peço perdão pela ausência de resposta. Possivelmente a foto veio de algum livro de cartas de Mário de Andrade mas, como doei muitos livros para uma biblioteca escolar, não pude localizar a fonte. Sinto não poder ajudar e mais ainda pela imperdoável demora na resposta. Desejo sucesso em sua tese. Atenciosamente... Pedro
ResponderExcluirYeda, minha tia e madrinha querida!
ResponderExcluirObrigado pela visita!
Excluir