quarta-feira, 7 de julho de 2021

"A Cinza das Horas" - Manuel Bandeira (1917) 1º Edição

Primeira edição do primeiro livro do "Bardo". Tenho o prazer de incluir imagens desta preciosidade no Blog, graças a generosidade do colecionador que guarda sua custódia. Agradeço a gentileza de possibilitar a democratização dos detalhes tipográficos desta raridade. Devido a sua tiragem de somente 200 exemplares,impressos na Typografia do Jornal do Commercio e custeados pelo autor, é praticamente impossível encontrar um exemplar disponível. Segundo as palavras de Manuel Bandeira em suas memórias (Itinerário de Pasárgada): "Não fiz grande distribuição do folheto, senão entre parentes e amigos. E um dos motivos foi que, tendo mandado um exemplar a Bilac, não recebi nenhuma resposta. Como na ocasião tivesse conhecido em Petrópolis a Flexa Ribeiro e a Leal de Sousa, ofereci-lhes o volume. Foram eles muito amáveis comigo. O primeiro dedicou-me todo um rodapé na Notícia, onde colaborava semanalmente; e o segundo meia página da Careta". Com influências tanto parnasianas quanto simbolistas, o livro expurga sua angustia e o sofrimento de sua luta contra a doença.Novamente nas palavras de Manuel Bandeira: "Nada tenho para dizer desses versos, senão que ainda me parecem hoje, como me pareciam então, não transcender a minha experiência pessoal, como se fossem simples queixumes de um doente desenganado, coisa que pode ser comovente no plano humano, mas não no plano artístico. No entanto, publiquei o livro, ainda que sem intenção de começar carreira literária: desejava apenas dar-me a ilusão de não viver inteiramente ocioso". Ratifico minha gratidão pela bondade do colecionador que me permitiu vincular estas imagens aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário