quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Brejo das Almas - Carlos Drummond de Andrade (1934)

Segundo livro de Carlos Drummond de Andrade. Edição de 200 exemplares, pelo selo "Os Amigos do Livro" em 1934. A Sociedade Editora Os Amigos do Livro, capitaneada pelo escritor e crítico Eduardo Frieiro e composta por 20 jovens escritores mineiros, editou, entre 1931 e 1937, 25 títulos.

Confrades da Sociedade Editora "Os Amigos do Livro": João Alphonsus, Carlos Drummond de Andrade, Ciro dos Anjos, Alfredo Balena, Antônio Borges, Luis Camilo de Oliveira Neto, Milton Campos, Euryalo Cannabrava, Orlando M. de Carvalho, Mário Casasanta, Guilhermino César, Eduardo Frieiro, anibal Machado, Mário Matos, Oscar Mendes, Emílio Moura, Lincoln Prates, Abgar Renault, Orosimbo Nonato da Silva e Artur Versiani Velloso (lista acima retirada do trabalho do Professor Cleber Cabral da UFMG entitulado: "A Sociedade Editora Amigos do Livro como projeto político").

Obra dedicada pelo Poeta para José Geraldo Vieira em Junho de 1934. José Geraldo Manuel Germano Correia Vieira Machado Drummond da Costa, mais conhecido como José Geraldo Vieira (Açores, 1897 — São Paulo, 1977), foi um escritor, tradutor e crítico literário. Notabilizou-se com o romance urbano, no qual se adunavam conflitos de matizes essencialmente nacionais, preteridos por muitos de seus contemporâneos da ficção. Considerado pela crítica um dos mais destacados ficcionistas contemporâneos, cultivou, em mais de 40 anos de carreira, os mais diversos gêneros literários, como poesia, conto, romance, ensaio e biografia.

Adicionei duas imagens de scanner da capa e contracapa do exemplar custodiada em minha coleção, uma vez que as mesmas são raras na Internet. Espero que ajude aos que estiverem pesquisando.




Capa do segundo livro de Carlos Drummond
de Andrade "Brejo das Almas".


Drummond explica o título da obra.

Contracapa de "Brejo das Almas"


Detalhe tipográfico do "Brejo das Almas".


O escritor José Geraldo Vieira, para quem
Carlos Drummond de Andrade dedicou a
obra.


Capa da obra: "Brejo das Almas" de
Carlos Drummond de Andrade.

Dedicatória de Carlos Drummond de Andrade
para o escritor José Geraldo Vieira.

Detalhe da dedicatória autografada de
Carlos Drummond de Andrade em
tinta esverdeada.

Dedicatória de Drummond localizada e
datada: Belo Horizonte, Junho 1934.


Detalhe da contracapa promovendo livro
de Eduardo Frieiro.

Livros de membros da Sociedade Editora
"Amigos do Livro" na contracapa.
Imagem de scanner da capa do segundo
livro de Carlos Drummond de Andrade
"BREJO DAS ALMAS" (1934)

Imagem de scanner da contracapa
do "BREJO DAS ALMAS" de
Carlos Drummond de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário