domingo, 21 de fevereiro de 2016

"FLICTS" - Ziraldo (1969)

Primeira edição do clássico de Ziraldo, que teve grande acolhida da critica quando lançado, inclusive uma emocionada de Carlos Drummond de Andrade que surpreendeu Ziraldo pela repercussão e aceitação no meio intelectual. 

Esta obra é muito cara para mim pois tive esta primeira edição em minhas mãos dos 5 anos de idade, no ano de 1969, até quando ela se perdeu nas mudanças da vida. Apesar da tiragem larga (10.000 exemplares nesta primeira edição), são poucos os remanescentes em boa condição de conservação. 

Minha filha de 4 anos tem a edição comemorativa de 40 anos (2009) enriquecida pelas reproduções das criticas de época e uma nota do astronauta Neil Armstrong declarando que a lua é, de fato, Flicts. A versão original tem uma bandeira do Reino Unido no lugar da Brasileira, pois a publicação da bandeira Nacional foi proibida durante a ditadura militar.

A nota negativa das edições modernas é, no ponto de vista de um leitor pioneiro, que Flicts não é mais Flicts... a cor nas versões atuais está mais para mostarda Dijon!

Ps. Este exemplar que adicionei a minha coleção, 46 anos depois de meu primeiro "Flicts", tem uma simpática (de fato!) dedicatória.













Nenhum comentário:

Postar um comentário