terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"Clan do Jabotí" - Mario de Andrade (1927)

Mais uma postagem homenageando Mario de Andrade, o correspondente contumaz, amigo e incentivador de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

"Clan do Jabotí" saiu da prensa da grafica Eugenio Cupolo em 1927 com 107 páginas e uma tiragem de 1000 exemplares, em papel de baixa qualidade.

O lindo poema "O Poeta come amendoim" (1924) abre o volume e é dedicado a Carlos Drummond de Andrade, a quem Mario incentivava a publicar seus versos e que viria a faze-lo, 3 anos depois da publicação deste livro, com o lançamento de "Alguma Poesia".

Este exemplar foi autografado e dedicado, para o autor e tradutor  Antonio Benedito Martins Aranha, em Fevereiro de 1945. Mario de Andrade viria a falecer no dia 25 de Fevereiro, fazendo deste livro um dos últimos a deixar a Rua Lopes Chaves 546 em direção a amigos e figuras notórias da cena literário Brasileira.

Quando adquiri o livro, encontrei dentro dele o papel no qual ele havia sido embalado e postado. Consta destinatário, remetente, selos e chamo atenção para o verso do papel utilizado, provavelmente re-aproveitado de um embrulho de farmácia.



Capa da primeira edição.





Dedicatória de Mario de Andrade para o
autor e tradutor Antonio Benedito Martins
Aranha. Possivelmente uma das ultimas
antes de seu falecimento.

Poema dedicado a Carlos Drummond de
Andrade.

Contracapa

Detalhe da contracapa.

Tiragem de 1000 exemplares.

Papel utilizado para a postagem da obra.


Verso do papel, provavelmente re-aproveitado
de uma farmácia, utilizado para embrulhar a
obra para envio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário