sábado, 6 de fevereiro de 2016

"Poesia até Agora" - Carlos Drummond de Andrade (1948)

"Poesia até Agora" reúne toda a poesia de C.D.A até o ano de 1948. O poeta já havia editado pela "José Olympio" o livro "Poesias" em 1942, que reunia os livros "Alguma Poesia" (1930), "Brejo das Almas"(1934), "Sentimento do Mundo"(1940) e o então inédito "José". Neste volume a José Olympio engloba todos os livros de "Poesias" agregado de "A Rosa do Povo", lançado pela J.O em 1945 e os inéditos "Novos Poemas".

A Brochura de 257 páginas saiu do prelo em Janeiro de 1948. Desconheço a tiragem desta edição e agradeço se algum leitor puder informa-la.

Este exemplar foi dedicado para "Almeida" de forma afetuosa. Trata-se de Francisco Martins de Almeida, crítico e ensaísta Mineiro, integrante do grupo Modernista de Belo Horizonte. Almeida foi também co-diretor de "A Revista" e participou do famoso "Mês Modernista", representando Minas Gerais junto com Drummond, organizado pelo vespertino "A Noite" em 1925.

Dedicatória: Meu caro Almeida...receba o afeto que se encerra, etc. Abraçando seu velho Carlos
Rio, Janeiro, 1948.



Capa de Santa Rosa


Detalhe da lombada.

Folha de rosto




Detalhe tipográfico.

Contracapa


Dedicatória de Carlos Drummond de Andrade
para o crítico, ensaísta e integrante do grupo
Modernista de Belo Horizonte: Francisco
Martins de Almeida.

4 comentários:

  1. Olá, Pedro. Poderia te pedir uma foto desta capa em boa resolução, assim como da folha de rosto? É para um documentário sobre o Ferreira Gullar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com prazer Francisco... enviarei para seu e-mail amanhã... assisti a uma entrevista do Gullar, na qual ele afirmava que “Poesia até agora”, de CDA, havia aberto as portas da poesia moderna para ele...

      Por favor me envie seu endereço de e-mail para: palsrio64@gmail.com

      Grande abraço...

      Pedro

      Excluir
  2. Estimado Pedro, seria possível que você me enviasse uma foto do índice dos poemas? Precisaria saber se o poema "A Federico García Lorca" faz parte dos "Novos poemas" (ou de outra) publicados nessa edição. Agradeço muitíssimo! (bethaniaguerra@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Respondi com atraso indesculpável... não havia recebido a pergunta! Perdoai...

    ResponderExcluir