sábado, 5 de março de 2016

"Passeios na Ilha" - Carlos Drummond de Andrade (1952)

"Passeios na Ilha - Divagações sobre a vida literária e outras matérias" foi, segundo Drummond, se escrevendo através dos artigos em sua coluna de Domingos no Correio da Manhã. Brochura com 249 páginas e sobrecapa, editada pela Organização Simões do Rio de Janeiro em 1952.

Exemplar com páginas por abrir.

"A ilha é, afinal de contas, o refúgio ultimo da liberdade, que em toda a parte se busca destruir. Amemos a ilha." C.D.A

Adicionei recentemente um segundo exemplar a minha coleção. Livro com páginas por abrir e dedicado por Carlos Drummons de Andrade para o escritor e jornalista Joaquim Thomaz, que publicou diversos livros, foi redator de jornais e Diretor dos jornais "Jornal do Brasil" e "A Noite".




Sobrecapa da primeira edição.

Folha de guarda.

Folha de rosto.





Capa da primeira edição.

Contracapa





Sobrecapa da primeira edição de
"Passeios na Ilha".

Detalhe da lombada deste exemplar com
dedicatória de Carlos Drummond de Andrade
para o escritor e jornalista Joaquim Thomaz.


Dedicatória autografada de CDA para
o escritor Joaquim Thomaz.

"Orelha" da sobrecapa da primeira edição.

Contracapa da primeira edição.

2 comentários:

  1. OI!!já que vc possui o livro,poderia me informar se existe essa citação nele "É menor pecado elogiar um mau livro sem o ler, do que depois de o ter lido. Por isso, agradeço imediatamente depois de receber o volume. Não há vida literária plenamente virtuosa.
    E a página, me ajudaria muito!!!!!!!!! Obrigada.


    ResponderExcluir
  2. Me permita indicar a citação na 2º edição de 1975 (Livraria José Olympio Editora): Está no capítulo intitulado "DO HOMEM EXPERIMENTADO", na página 78. Espero que a informação a ajude... Pedro

    ResponderExcluir