sexta-feira, 18 de março de 2016

"Viola de Bolso" - Carlos Drummond de Andrade (1952)

"Viola de Bolso" em sua primeira edição foi publicada pelo Serviço de documentação do Ministério da Cultura e faz parte da numerosa coleção dos "Cadernos de Cultura", responsável por inúmeras edições de literatura Brasileira ao longo dos anos 50. Esta obra foi lançada em 1952 no formato brochura, com 42 páginas, dentro do padrão estético dos outros volumes da coleção cadernos de cultura.

O exemplar custodiado em minha coleção foi autografado e dedicado, em 1986, para José Enokibara, considerado por muitos como um poeta sensível, que frequentou por muito tempo a Casa da Poesia (RJ), espaço liderado pelo poeta Luis Gullar.


Capa da primeira edição.



Dedicatória de Carlos Drummond de Andrade
para José Enokibara.

Detalhe da dedicatória de Drummond: "Ao
também violeiro José Enokibara".




4 comentários:

  1. Obrigado pela informação bibliográfica. (Hugo, estudante de literatura)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato por sua visita Hugo! Lamento não ter informação mais rica, uma vez que o objetivo primordial do site é fornecer um guia pictorial das obras. Abraço para você e volte sempre...

      Excluir
  2. Obrigada pela informação disponibililzada. Curiosamente, não conta do sumário o poema a José Olympio . Li mal ou há mais de uma página de sumário ... ? Ou, quem sabe, o poema só foi incluído numa edição posterioir ... mistérios lítero-bibliográficos... Marisa Lajolo ( marisal@uol.com.br )

    ResponderExcluir
  3. Cara Marisa, o poema ao qual você se refere faz parte da segunda versão da "Viola de Bolso", de 1955, editada pela Livraria José Olympio Editora! Chamava-se "Viola de Bolso novamente encordoada". Atenciosamente... Pedro

    ResponderExcluir