sexta-feira, 11 de março de 2016

"Poesias" - Carlos Drummond de Andrade (1942)

"Poesias" foi o quarto livro de Carlos Drummond de Andrade e o primeiro a ser editado pela Livraria José Olympio Editora, do livreiro José Olympio Pereira. O volume compilava todo o trabalho poético de Drummond desde "Alguma Poesia"(1930), já postado aqui no Blog, e apresentava de forma inédita o livro "José". O artista plástico e ilustrador Santa Rosa foi o responsável pela capa do livro.

O exemplar custodiado em minha coleção está com as páginas ainda por abrir. Destaco as interessantes críticas, incluindo uma de Manuel Bandeira, na contra-capa.



Capa da primeira edição.





Folha de rosto.




Detalhe tipográfico.


Contracapa

4 comentários:

  1. Pedro, boa tarde. Tudo bem? Sou o Olliver. Trabalho na Editora do Instituto Federal de Goiás. Estamos fazendo uma série de postagens com a citação de frases famosas com a referência original. Estamos precisando de sua ajuda. Você poderia nos informar, por gentileza, em que páginas desta edição de 1942 está o poema José? Se puder nos enviar uma foto (editoraifg@gmail.com), agradecemos muitíssimo. Gratos pela atenção, aguardamos seu retorno.

    ResponderExcluir
  2. Embora já tenha respondido diretamente a pergunta, registro aqui no blog que a poesia "José" foi publicada pela primeira vez EM LIVRO no volume "POESIAS" de 1942. Entretanto, a primeira publicação se deu de fato no suplemento literário do Jornal Carioca "A Manhã" no dia 11/01/1942, na página 15 do suplemento, com uma bela ilustração do Paraense Oswaldo Goeldi.

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde! Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber onde eu poderia encontrar o texto original do Jornal "A manhã". Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  4. Basta visitar a "Hemeroteca digital da Biblioteca Nacional" e fazer a busca pela publicação e data. Abs.

    ResponderExcluir