sábado, 5 de março de 2016

"Poesias" - Manuel Bandeira (1924)

O terceiro livro de Manuel Bandeira "RITMO DISSOLUTO" foi publicado em 1924 no volume "Poesias", de 303 páginas, que também apresentava as segundas edições de "A Cinza das Horas" (1917) e "Carnaval" (1919), que haviam sido lançadas anteriormente em tiragens bastante reduzidas. "Poesias" foi editado, em tiragem de 1000 exemplares, pela Revista de Língua Portuguesa, que era dirigida por Laudelino Freire, e por interferência de Goulart de Andrade.

Tenho a custódia de dois exemplares em minha coleção: O primeiro em formato de brochura original, fonte da maioria das fotos abaixo (exemplar # 973) e um segundo encadernado, mantendo as capas originais da brochura, autografado e dedicado para o engenheiro e escritor Baiano Austricliano Honório de Carvalho (exemplar # 663).

Destaque para a antiga etiqueta da Livraria Don Casmurro. Tenho uma enorme admiração pelas etiquetas das livrarias tradicionais que ajudaram a fazer a história dos livros.

"Poesias" foi considerada pelo poeta como a primeira reunião de suas poesias, tornando-se a primeira edição das "Poesias Completas", apesar de não carregar a palavra "Completas" no título.



Capa da primeira edição.






Etiqueta da livraria Don Casmurro.




Folha de rosto.




Dedicatória de Manuel Bandeira para
Austricliano Honorio de Carvalho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário